Das vantagens da ficção

Les Amantes, por René Magritte

A verve me espreita

os sonhos mais sórdidos.

Ela se debruça sobre mim

e com seus lábios melífluos

me beija

ardentemente.

Somos o próprio caos.

Depois de algumas horas de

gozo trocado,

eu, ainda distante de mim,

me lembro de Dulce,

a bibliotecária que lambe

dicionários.

Recordo-me também de Agenor,

o velho que cultiva bonsais

em torradeiras.

Me vem a mente, por último, a persistência

de Hugo, o menino que empilha grãos de arroz

com um apuro sobrenatural.

O que

por acaso

nos aproxima

é justamente

o fato

de que sonhamos sozinhos.

O que

curiosamente

nos mantem ligados

é  aquilo que

nos denuncia.

A consciência de que meu eu

só existe em lírica

não é um incômodo.

Muito pelo contrário,

é o que

dá ao meu aglomerado de células imprecisas

alguma verossimilhança.

O mundo seria ainda mais infindável

se todo espírito pudesse desfrutar do

prazer

de

inexistir.

Sobre Luiz Brener

Poeta vocacionado e ator por acaso.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Das vantagens da ficção

  1. Cassinha disse:

    Estou sem palavras…. mas amei… achei um pouco diferente mas acredito que seja a sua nova versão! O que pra mim me agrada muiiiito! Beijossss

  2. emmanuelleemman disse:

    SAUDAÇÕES CORDIAIS
    LÍRICO E AMADURECIDO.
    TUDO QUE SE PODE ESPERAR DE QUEM NASCEU POETA.
    NÃO PARE…
    ABRAÇO NO SEU CORAÇÃO DOCE.
    EMMANUELLE/EMMANUELLE

  3. Bárbara disse:

    Luiz, a cada novo poema você se supera. Estou chocada. Arrepiada, até. Lindo, lindo, lindo!

  4. Rose Teles disse:

    Grande forma, Luiz! Que bom que você tem a lírica, sinal de que tem um eu, que é vários… Há muita gente muito mais perdido, com certezas que não se sustentam.

  5. Léo disse:

    Luiz, como consegue me reverter, brincar com o meu eu e o meu é, de modo tão fantástico? Essa agitação, como que pode ter a capacidade de me englobar, me engolir, pra sentir a mais pura sensação? Ah, por Deus, só sendo o insuperável inabalável Luiz pra me causar tanta emoção!

Deixe um comentário

